Editar Conta GMB

Google Meu Negócio: O que é? Como criar uma conta?

Como colocar meu negócio no mapa do Google?

Essa é uma pergunta comum entre pessoas que estão dando início às suas empresas, mas ainda não sabem o que fazer para otimizar sua divulgação na internet. Muito além de uma localização para consultar a rota no mapa, investir nas ferramentas do Google é associar a autoridade da gigante das buscas à credibilidade do seu negócio.

O que é?

Existem algumas formas de ser encontrado a partir das buscas feitas por usuários na internet. Hoje, vamos falar especificamente do Google Meu Negócio (GMN), ou Google My Business (GMB), em inglês. Trata-se de uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google para ajudar usuários a encontrarem empresas e serviços próximos de sua localização.

Suponha que uma pessoa tenha mudado recentemente para um bairro novo, onde ela não conhece nada. É possível que precise de serviços como contratar um encanador para ajustar um problema hidráulico ou, talvez, encontrar um restaurante para pedir comida enquanto monta seus móveis. Informações como essas, que no passado eram limitadas aos guias de cidades e às listas telefônicas, hoje se tornaram buscas rápidas no Google.

É nessa ponte entre usuários e serviços que entra a ferramenta Google Meu Negócio. Por meio dela, é possível informar a potenciais clientes dados como: endereço, localização no mapa, telefone, website, fotos, cardápio, opções de entrega, opções de agendamento, formas de pagamento, informações de acessibilidade, além de promoções e uma série de outros serviços e recursos.

Como criar uma conta?

Para começar a divulgar sua empresa no Google, é preciso, primeiro, criar uma conta no painel do Google Meu Negócio. Certifique-se de que o e-mail utilizado seja exclusivo para assuntos da sua empresa, acesse o site clicando aqui e siga o passo a passo.

Minha empresa está habilitada para ter uma listagem no Google Meu Negócio?

Embora a ferramenta seja eficaz para divulgação, não são todos os serviços e negócios que estão habilitados para criar uma localização no Google Meu Negócio. O critério básico é atender os clientes em local físico ou oferecer serviços à domicílio: como os casos citados anteriormente, do restaurante e do encanador.

Segundo as diretrizes do Google, propriedades como casas de férias, apartamentos ou casas-modelo disponíveis para aluguel ou venda não estão aptas para ter uma localização no GMN. Para solucionar esse impasse, o ideal são as fichas de imobiliária — estas, sim, qualificadas para verificação.

Serviços contínuos, como aulas, encontros em locais cuja propriedade não é do responsável ou ele não possua autoridade para representar (aulas de yoga no parque ou reuniões de projetos fixos de grupos em bibliotecas públicas, por exemplo), também não estão aptas a verificação no painel do GMN. Isso também é válido para empresas ou agentes de geração de leads.

Se a sua empresa ou serviço estiver fora dessas especificações, você está qualificado para começar a administrar seu negócio no painel do GMN. Em caso de dúvida, consulte a lista de categorias qualificadas neste link.

E depois?

Após criar sua localização, o Google determina o prazo de até 12 dias para o envio do código de verificação via correspondência. Durante esse período, é importante não fazer nenhuma alteração de informações essenciais, como endereço e telefone, pois isso pode fazer com que sua validação demore mais tempo.

Com sua empresa verificada, agora você estará apto a administrar sua localização. Para garantir o sucesso da sua marca, incentive seus clientes a avaliá-lo, responda as interações dos usuários, mantenha suas informações sempre atualizadas e invista em fotos institucionais de qualidade para aumentar sua credibilidade na rede.

Neste outro post, te ajudamos a administrar as categorias do seu negócio estrategicamente. Já aqui, você aprende como lidar com imagens e vídeos atribuídos à sua ficha. Navegue no nosso blog e fique por dentro de mais novidades sobre SEO Local.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Postar um Comentário

Gostaria de experimentar a plataforma GRÁTIS por 30 dias?