Como usuários Local Guide ajudam sua empresa no Google Maps?

Eles estão em toda a parte. Costumam ser pessoas curiosas e com senso de comunidade desenvolvido. Sim, estamos falando dos Local Guides do Google. Você sabe quem são? Será que você também é um Local Guide das avaliações? Vamos descobrir!

Não é nenhuma novidade que o senso de coletividade e o relato de experiências sejam aspectos de relações online importantes para o Google. As listagens do Google Maps, assim como todas as atualizações lançadas ano após ano pela gigante das buscas, reforçam um objetivo claro e específico: entregar ao usuário o melhor resultado possível a partir da informação pesquisada.

É com essa premissa que surge a comunidade de Local Guides. Isto, pois, embora grande parte da forma como os humanos interajam hoje em dia seja mediada por dispositivos online, suas buscas estão sempre associadas a pessoas. Afinal, são pessoas que produzem, vendem, inventam, vivem experiências e, principalmente, compartilham tudo isso.

A comunidade Local Guides nada mais é que um espaço onde pessoas que gostam de compartilhar experiências se encontram. E a forma como isso acontece tem relação direta com seu negócio, pois é baseada no número de avaliações relevantes postadas que um usuário se torna membro dessa comunidade, ou simplesmente um Local Guide.

Opinião importa

Para empresas, receber avaliações e comentários, principalmente os positivos, costuma ser a fonte de satisfação de um trabalho bem executado. Afinal, opinião importa. E para o Google, a opinião dos usuários local guides é ainda mais relevante, pois representa o compromisso do sujeito com as avaliações. Ou seja, é comum que o Google dê mais relevância às opiniões dos usuários dessa comunidade, colocando-os em destaque nas listagens.

Para se tornar um usuário Local Guide, é preciso que a pessoa acesse o site do programa e aceite os termos de uso da ferramenta. No primeiro momento, as funcionalidades disponíveis visam melhorar sua experiência navegando por locais diretamente no Google Maps, dicas para medir distâncias, encontrar coordenadas, imprimir um mapa e interpretar informações sobre COVID-19 são algumas opções disponíveis. Além disso, você também pode consultar seu histórico de lugares visitados, acessar suas contribuições e consultar sua lista de locais favoritos salvos.

Comunidade

Após tornar-se um usuário Local Guide, quanto mais o sujeito contribui com avaliações, fotos e informações associadas a diferentes locais, mais o Google aumenta sua pontuação e, consequentemente, o número de pontas da estrela exibida ao lado da foto do usuário na plataforma. É uma lógica simples de gamificação e, quanto mais pontas tem a sua estrela, mais autoridade suas contribuições ganham.

O site local guides connect é o espaço onde usuários da comunidade se encontram para produzir posts personalizados sobre lugares importantes, trocar experiências, marcar encontros coletivos, entre outras inúmeras possibilidades de interação. É possível usar a ferramenta, por exemplo, para ter informações mais específicas sobre lugares do mundo inteiro, relatadas por moradores e turistas.

Existem até categorias de reconhecimento e premiação entre usuários mais ativos, informações associadas à acessibilidade, utilidade e criatividade são alguns exemplos destacados pela plataforma.

Participar da comunidade e, sobretudo, incluir seu negócio no radar dos local guides é uma oportunidade potente para promover organicamente seus serviços e garantir que sua marca conquiste as avaliações mais significativas de usuários com autoridade no Google.

E você, já conhecia essa comunidade? Deixe nos comentários!

Postar um Comentário

Gostaria de experimentar a plataforma GRÁTIS por 30 dias?