Aprenda a anunciar de graça no painel de empresas do Google

O painel de gerenciamento de empresas do Google (antigo Google Meu Negócio), vai muito além de colocar sua empresa no radar de potenciais clientes interessados. Com ele, é possível otimizar o espaço gratuito na plataforma para anunciar serviços e produtos da sua empresa de forma rápida e segura.

Independentemente de qual seja o ramo de atuação de uma empresa, todas oferecem algum tipo de serviço ou produto. E a forma mais eficaz de atrair clientes é anunciá-los estrategicamente, isto é, para aparecer nos primeiros resultados da busca. O que nem todas as empresas sabem, é que elas podem utilizar o espaço de sua localização na pesquisa Google e Google Maps para isso.

São duas áreas específicas: produtos e serviços. Após criar a localização do seu negócio no painel de gerenciamento de empresas do Google e certificar-se de sua verificação, basta procurar pelas seções “serviços” e/ou “produtos” e adicioná-los ao catálogo. Entenda como funciona cada uma delas.

PRODUTOS

Atualmente, o editor de produtos do painel está disponível para empresas individuais de todas as categorias de negócio que sejam identificadas como de pequeno e médio porte. Sua principal vantagem é exibir os produtos em todos os dispositivos de onde a pesquisa é realizada. Ou seja, não importa se o seu cliente está pesquisando via busca do Google ou do Google Maps pelo celular, computador ou aplicativo, suas informações serão exibidas em todas as opções citadas.

COMO ADICIONAR UM PRODUTO DE GRAÇA NO GOOGLE

1. Acesse o painel gerenciador de perfis de empresas do Google
2. Na coluna à esquerda, localize a seção “produtos” e clique
3. Selecione o botão azul “vamos começar”
4. Ao clicar, será exibida a tela a seguir:

5. Siga as instruções de cadastro e finalize.
6. Pronto, seu produto foi cadastrado!
7. Repita o processo para cada produto que deseja adicionar.

É possível que algumas indústrias ainda não tenham categoria disponível no painel. Em casos como este, aconselhamos buscar pela opção mais próxima do seu negócio ou, se preferir, entrar em contato com o suporte para consultar o cadastro.

Importante: Itens novos ou recém editados serão priorizados na exibição do painel de produtos. Ou seja, caso tenha prioridade para algum produto específico, deixe ele para o final da lista.

Dicas para cadastrar produtos

1. Aposte em fotos bem posicionadas de cada produto.
2. Se atente ao número máximo de caracteres do título.
3. Use as categorias a seu favor: busque por opções que ajudem a detectar rapidamente que tipo de produto está sendo anunciado.
4. Descreva seu produto. Embora opcional, é importante utilizar o espaço disponível para contribuir com informações relevantes sobre sua mercadoria. Descrições médias são o melhor, nem muito curtas e genéricas, nem muito longas. Seja objetivo e informativo.

SERVIÇOS

O passo a passo para o cadastro de serviços é semelhante ao de produtos, porém, com menos campos a serem preenchidos. Após acessar o painel de sua empresa no gerenciador do Google, abaixo da opção “produtos” é exibida a opção “serviços”. Sua principal função é possibilitar que clientes interessados se informem em detalhes sobre os serviços oferecidos pela sua empresa.

COMO ADICIONAR UM SERVIÇO NO GOOGLE

1. Acesse a opção “serviços” e selecione a opção: + adicionar outro serviço
2. Escolha uma opção de acordo com as opções disponíveis. Elas são sugeridas de acordo com a categoria do seu negócio. Não encontrou o serviço que oferece? Sem problemas! Escolha a opção serviço personalizado e cadastre a modalidade desejada na plataforma.
3. Preencha os campos obrigatórios adequadamente: nome e descrição. Informações sobre preços são opcionais, fica a seu critério incluí-las ou não.
4. Pronto, seu serviço foi cadastrado!
5. Repita o processo para cada serviço que deseja adicionar.

RESTAURANTES E CARDÁPIOS

Embora os campos de “produtos” e “serviços” também estejam disponíveis para empresas dessa categoria, o Google disponibiliza campos adicionais para otimizar a experiência do cliente.

Além dos produtos e serviços citados no post, empresas como restaurantes, pizzarias, hamburguerias e estabelecimentos de diferentes categorias relacionadas a serviços de alimentação podem adicionar informações complementares utilizando os campos de informação para pratos mais pedidos e editor de cardápios.

Desta forma, torna-se muito mais fácil para empresas dessas categorias explorarem as ferramentas adequadamente e oferecer os serviços corretos nas abas específicas para isso. Diga adeus aos cardápios disponíveis apenas na galeria de fotos da localização, desfocadas e com preços desatualizados!

Leia mais conteúdos do blog e coloque sua marca nas primeiras posições locais do Google!

Postar um Comentário

Gostaria de experimentar a plataforma GRÁTIS por 30 dias?