Quantos clientes leem as avaliações da minha empresa no Google?

Quando o assunto é SEO Local, provavelmente essa pergunta já deve ter passado pela sua cabeça. Afinal, quantos clientes realmente leem as avaliações do meu negócio? E a resposta é surpreendente: cerca de 77% dos clientes* costumam ler sempre ou regularmente as avaliações de empresas no Google. O número é significativo e deixa claro, por inúmeras razões, porque você não pode deixar de lado as avaliações recebidas em plataformas digitais.

Do início da pandemia, em março de 2020, até agora, profissionais de SEO Local de todo o mundo observam, mês a mês, as transformações que plataformas de avaliações como o painel de gerenciamento de negócios do Google estão promovendo nas decisões de compra dos usuários. Em experiências cada vez mais planejadas – uma vez que sair de casa tornou-se uma atividade muito mais complexa – nada mais natural que o aumento de buscas pelos negócios mais bem avaliados, independentemente dos serviços ou produtos que oferecem.

Em postagens anteriores, falamos aqui no blog sobre a importância de deixar as informações essenciais do seu negócio sempre atualizadas, especialmente com as opções de compra, contratação e protocolos em decorrência da COVID-19.

O foco do texto de hoje são elas, as valiosas avaliações. O número de usuários leitores de comentários citado acima já seria, por si só, um excelente motivo para incentivar clientes a deixarem comentários em sua página online. Porém, para convencê-lo definitivamente sobre a importância do assunto, trazemos aqui mais uma constatação surpreendente: 89% das pessoas se sentem mais seguras em utilizar os serviços de uma marca que responde a todas as suas avaliações online.

São quase 90% dos usuários que fazem buscas no Google e prestam atenção se a marca está atenta às demandas de seus clientes. Ou seja, mais que disponibilizar informações essenciais em uma ficha, marcar sua presença via painel do Google é estabelecer um canal direto de comunicação e recebimento de feedbacks de seus clientes.

Embora o contexto da pesquisa de onde as informações citadas foram retiradas esteja associado à realidade de países do norte global, seus dados são valiosos para entendermos as possibilidades de crescimento para as marcas da nossa região com técnicas estratégicas de SEO Local. Isto, pois, cada vez mais, nosso modelo de consumo se aproxima do realizado em outros lugares do mundo e, consequentemente, nosso modo de interação tende a se desenvolver de forma semelhante.

Como incentivar clientes a deixarem avaliações e respondê-las adequadamente?

O discurso parece repetitivo e a ideia bastante simples: basta responder às avaliações recebidas e esperar, certo? Isto é o que algumas empresas pensam, contudo, é preciso ter cuidado porque esta linha de raciocínio pode ser uma armadilha. Investir em atendimento ao cliente requer monitoramento, constância nas atividades e acompanhamento de demandas, além do alinhamento das estratégias de comunicação da marca, que devem estar em consonância com todos os canais de atendimento onde ela opera.

Em nossa experiência no ramo, podemos afirmar que o principal erro das marcas ao investir em SEO Local é deixar de lado o acompanhamento da sua ficha. Uma quantidade considerável de empresas considera suficiente apenas inserir sua localidade no mapa, deixando passar oportunidades importantes por falta de monitoramento de interações.

Separamos quatro dicas fundamentais para te ajudar a garantir maior assertividade e conquistar avaliações positivas para a sua empresa no Google. Confira a lista:

1. Atualize periodicamente as informações associadas à sua empresa (nome, endereço completo, número de telefone, horário de funcionamento e website são os itens básicos).

2. Revise as sugestões de edição de usuários na sua ficha. Embora o proprietário seja você, as localidades do Google são colaborativas, ou seja, usuários podem fazer sugestões de edição. E caso você demore muito tempo para visualizá-las, é possível que o Google aceite as sugestões do usuário sem o seu consentimento.

3. Incentive seus clientes a deixarem avaliações após utilizarem seus produtos ou serviços. A campanha pode ser realizada de forma oral ou, também, em campanhas com adesivos e QR codes com o código da sua loja posicionados estrategicamente em seu estabelecimento.

4. E, claro, como já mencionamos anteriormente: responda as avaliações de seus clientes. Sejam elas positivas, neutras e especialmente as negativas, é importante demonstrar ao usuário que a opinião dele está sendo notada e levada em consideração pela marca.

Por fim, tão importante quanto saber a porcentagem de clientes que leem suas avaliações, assim como quanto as respostas concedidas impactam na jornada do cliente, é garantir a entrega de informações básicas atualizadas e coerentes com seu funcionamento na prática. Siga nossas dicas e garanta a melhor experiência aos usuários para conquistar cada vez mais clientes!

*Dados extraídos da pesquisa “Local Consumer Review Survey 2022”, disponível em: https://gearseo.co/X593n.

Postar um Comentário

Gostaria de experimentar a plataforma GRÁTIS por 30 dias?