Código de loja e etiquetas do Google Meu Negócio. Para que serve?

Em pesquisas recentes a respeito dos principais questionamentos sobre o Google Meu Negócio (GMN) e SEO Local para profissionais iniciantes, encontramos dúvidas curiosas sobre códigos de loja e etiquetas do painel. Por mais simples que esses detalhes possam parecer, há muitas questões sobre como utilizá-los corretamente. No texto de hoje, explicamos o que são os códigos de loja e as etiquetas, para que servem e como podem ser úteis para a organização da sua marca.

Códigos de loja

Os códigos de loja, ou store codes, em inglês, são a classificação interna de uma ficha dentro do painel do Google Meu Negócio. Para empresas que possuem apenas uma localidade, os códigos podem parecer apenas um detalhe, mas não se engane, eles são essenciais para administrar corretamente todos os serviços do Google e fazem a diferença na organização de empresas com dezenas de localizações.

Além de servir para identificar e localizar uma ficha com mais facilidade, os códigos de loja funcionam como uma espécie de “identidade”, ou seja, são exclusivos e sem repetição. Essa informação é importante, pois, se houver a necessidade de importar locais em massa via planilhas, é o código de loja que será a referência para importação dos locais e, assim, garantirá a aplicação do processamento sem erros.

Onde e como editar o código de loja do meu negócio

Ao acessar o painel do GMN, entre em sua ficha e clique na aba “informações” da barra lateral esquerda. Na nova tela, procure pela coluna “informações avançadas”, do lado direito do seu monitor. Logo abaixo está a opção para editar seu código de loja.

Como criar um padrão de códigos para o meu negócio

Para preencher seu código sem erros, é necessário seguir as seguintes normas estabelecidas pelas diretrizes do suporte do Google:

  • ter até 64 caracteres;
  • sem espaços no início ou final do código;
  • sem URLs ou caracteres especiais (por exemplo, * e &);
  • é recomendável incluir o nome da marca no código da loja para evitar confusões e garantir sua padronização;

Exemplos com a marca Google:

– G1, G2, G3
– GOOG001, GOOG002, GOOG003
– GCampinas, G13deMaio, GCentro

Etiquetas

Pronto! Agora que te ensinamos a organizar os códigos de loja das suas localizações, vamos falar das etiquetas. O assunto aqui continua sendo a importância de organizar sua empresa no painel do GMN.

É muito comum profissionais iniciantes confundirem as etiquetas do Google Meu Negócio com keywords, quer dizer, palavras-chave relacionadas à categoria de busca da sua empresa. Mas atenção: as etiquetas não têm nenhuma relação comprovada com palavras-chave.

As palavras-chave são um recurso essencial para a otimização em SEO e SEO Local. É por meio dessa estratégia que publicamos conteúdos estrategicamente, com o objetivo de alcançar as primeiras posições nas buscas realizadas na pesquisa Google e no Google Maps.

Contudo, segundo as orientações do suporte do Google, as etiquetas atribuídas aos locais são apenas mais uma maneira de organizá-los adequadamente, distinguindo um lugar do outro. Assim como os códigos de loja, elas ajudam a identificá-las e classificá-las, mas apenas para organização interna, ou seja, sem nenhuma relação direta com as pesquisas feitas por usuários nos buscadores.

Imagine uma empresa multinacional com sedes em diferentes estados do Brasil, além de suas filiais, por exemplo. A etiqueta identificadora para as sedes poderia ser “EmpresaXSede-SP” e “EmpresaXSede-RJ”. No caso das filiais, alguns exemplos poderiam ser “EmpresaXAmericana-SP”, “EmpresaXCampinas-SP”, “EmpresaXMacae-SJ”, e assim por diante.

Para editar suas etiquetas, siga os mesmos passos que descrevemos acima para preencher suas informações sobre códigos de loja. A opção “etiquetas” estará disponível no mesmo quadro, abaixo do lápis de edição para os códigos. Importante: no caso das etiquetas, é possível estabelecer mais de uma para a mesma localidade. Por exemplo, a ficha da Empresa X Americana pode ser classificada pelas etiquetas “EmpresaXAmerciana-SP” e “Interior-SP”.

Com as nossas dicas, vai ficar cada vez mais fácil planejar uma gestão eficaz para a estratégia de SEO Local da sua empresa. Confira nossos outros artigos e fique por dentro das principais novidades de SEO!

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Postar um Comentário

Gostaria de experimentar a plataforma GRÁTIS por 30 dias?