Local Marketing

Como usar estrategicamente as categorias do Google Meu Negócio?

A intenção de todas as pessoas ao inserir seus serviços ou empresa no Google é colocar-se no mapa para ampliar a visibilidade de seu trabalho e, consequentemente, conquistar novos clientes. Para isso, tão importante quanto completar informações básicas, como nome, endereço, telefone e website, é definir suas categorias.

Afinal, para quê servem as categorias?

De acordo com as diretrizes do Google, as categorias funcionam como identificadores e são utilizadas para descrever o seu negócio. Ou seja, elas funcionam para entregar o melhor resultado ao usuário que pesquisar por um serviço específico e/ou semelhante à categoria definida.

O exemplo dado pelo próprio Google é didático ao explicar esse ponto: suponha que sua empresa seja uma pizzaria e esteja associada a essa categoria principal. Quando o usuário pesquisar “restaurantes”, “restaurantes italianos” ou “pizza”, todos os resultados exibidos poderão ser associados ao seu local.

Os resultados são uma combinação de inúmeros fatores além das categorias, que funcionam como norteadoras. A geolocalização, assim como a consistência do NAP, as fotos e interações de uma localidade também influenciam nesse quesito.

Como definir as categorias?

Todo negócio deve, obrigatoriamente, definir uma categoria principal ao criar sua localização. Além de ajudar no posicionamento dos resultados de busca, a informação é utilizada para liberar diferentes atributos ao local.

Ao definir a categoria principal de um comércio como “restaurante”, por exemplo, o painel do Google exibirá a opção de adicionar itens do cardápio, links para reservas de clientes, entre outras opções. Por outro lado, se a categoria principal for definida como “hospital veterinário”, essas mesmas opções ficarão indisponíveis. Isso porque as atribuições de serviços mudam de acordo com as especificidades de cada local.

Um ponto essencial para definir a categoria principal de um negócio é buscar ser o mais específico possível. Se existem as opções “hamburgueria” e “hamburgueria artesanal”, faz mais sentido escolher o segundo caso, se ele atender ao propósito da marca, por exemplo. A mesma lógica se estabelece para um salão de beleza. A opção “salão de cabeleireiro” é mais assertiva e funcional do que apenas “salão”.

Categorias adicionais

Após definir estrategicamente a categoria principal de um negócio, entram em campo as categorias adicionais. Como o nome sugere, essa opção adiciona novas informações à ficha e ajuda a afunilar um pouco mais os serviços oferecidos pelo local.

Quanto mais informações de identificação, melhor. Mas atenção: é importante continuar sendo estratégico aqui também. O bom senso e a assertividade serão seus melhores amigos ao buscar por categorias adicionais agregadoras, então, busque opções que tenham relação direta com sua empresa.

O Google não permite a criação de novas categorias, ou seja, seu negócio deverá se adequar entre as opções disponíveis no painel exibido. A dica de ouro é pesquisar com calma quais podem ser úteis ao seu negócio e, na sequência, escolher até duas opções adicionais para somar à categoria principal.

Como editar categorias no meu perfil do Google Meu Negócio

Para fazer a alteração é simples:

1. Acesse o seu painel do Google Meu Negócio (caso administre mais de uma localização, selecione qual delas será modificada).
2. A categoria principal estará sinalizada abaixo do nome da empresa.
3. Selecione o lápis de edição e, na sequência, a opção “adicionar outra categoria”.
4. Digite sua busca e escolha, entre as opções, aquela que mais se adequa ao perfil da sua empresa.
5. Para finalizar, clique em “aplicar”.

Caso precise editar categorias de mais de uma localidade via painel do GMN, será necessário fazê-la individualmente, ficha a ficha, pois o Google não oferece esse recurso. Com a Gear SEO Local, é possível atualizá-las em uma única ação em massa, consulte-nos para saber mais.

Feita a edição, ela será submetida à aprovação pela equipe do GMN e costuma ser atualizada em até 72 horas após a alteração.

Verificação de empresa

Fique atento: mesmo que a localização já esteja verificada no painel do GMN, é possível que, após a alteração de categoria e/ou atualização de uma nova categoria adicional, o Google peça mais uma verificação da sua empresa. Em nossa experiência, isso não costuma acontecer, mas é importante estar atento a essa possibilidade.

As informações deste artigo foram baseadas nas diretrizes de suporte do Google Meu Negócio que podem ser consultadas aqui. Acesse nossos outros artigos e fique por dentro de todo o universo do SEO Local!

Comentários

  • Pablo

    20 de outubro de 2022

    e quando existe duas categorias com o mesmo nome por exemplo “Centro educacional” tem duas delas, qual é a correta ?

    responder

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