Fotos de Baixa Qualidade

Fotos de baixa qualidade afetam o perfil da minha empresa no Google?

Não é segredo para ninguém que as pessoas são movidas por conteúdo visual. A ascensão de novas redes sociais, como TikTok e, há mais tempo, Instagram, nos comprova isso. O problema, contudo, é quando a preocupação com a reputação do seu negócio acontece apenas nas redes sociais.

Se o assunto é informação online, tudo importa. Independentemente de qual seja o tamanho da empresa. Quando se trata de Google Meu Negócio, tão importante quanto as informações básicas associadas a uma ficha são as imagens. E, acredite, elas dizem mais a respeito da reputação de uma marca do que você imagina.

O Google é o maior buscador do mundo. E, novamente, isso não é nenhuma novidade, certo? Talvez. Como profissional especialista de SEO Local, eu responderia: parcialmente certo. Isto, pois, embora a autoridade do Google seja inquestionável, as marcas costumam negligenciá-la. Como? Deixando suas fichas de negócios locais desatualizadas. E as fotos — além dos comentários sem resposta — costumam estar entre os principais problemas.

 

Categorias de imagens do Google Meu Negócio

Existem diferentes categorias de fotos que podem ser associadas à ficha de uma empresa. Logotipo e capa são as essenciais. Além delas, é possível adicionar fotos do interior e exterior do lugar, de produtos comercializados e vídeos para contar sua história ou simplesmente apresentá-la. Institucionalmente, são essas as categorias em que é possível atuar diretamente. Então, basta ter boas fotos para que o problema seja resolvido?

Ainda não. A questão das imagens, assim como das avaliações, é a experiência local do cliente. Ou seja, não adianta prometer um bom serviço, ter um NAP consistente e boas fotos associadas à localidade: é preciso se atentar ao conteúdo publicado pelo cliente durante e, principalmente, após a visita ao local.

Não faltam exemplos de conteúdos inadequados associados às fichas: fotos pixeladas, sem ângulo e sem foco são casos corriqueiros. Problemas reais começam a acontecer quando há selfies de clientes fora da loja, assim como fotos caseiras, de desorganização do local (caixas amontoadas, pratos sujos em mesas bagunçadas, prateleiras vazias, entre outros), ou pior, fotos sem qualquer relação com os serviços e produtos da empresa.

 

Então, como administrar de maneira eficaz as fotos do meu negócio?

Além de escolher boas fotos para a sua empresa e atualizá-las periodicamente, é preciso marcar na agenda varreduras recorrentes para acompanhar o conteúdo publicado por seus clientes. As formas e a quantidade dependerão do tipo de negócio e do movimento diário de pessoas no local.

Geralmente, empresas de varejo com atendimento diário, como lojas de departamento, e locais de serviços, como restaurantes, salões de beleza, lanchonetes, pet shops ou shoppings, costumam ter um fluxo intenso de informações associadas às suas fichas locais. Nesses casos, a varredura deve ser feita pelo menos três vezes por semana para garantir o monitoramento e a qualidade adequada das fotos associadas. Em casos de empresas cujo movimento de pessoas e clientes é menor — prédios corporativos, localizações empresariais, agências, escritórios, entre outros exemplos —, esse tipo de varredura pode ser realizado uma vez por semana.

 

Como lidar com o conteúdo sem qualidade associado à minha ficha? 

Em termos de interação social online, as recomendações básicas para qualquer tipo de empresa incluem nunca deixar seus clientes sem resposta e jamais deletar conteúdos associados à sua empresa. E é também por essa razão que o Google impede qualquer tipo de exclusão de informação postada por clientes. Levando essa característica em consideração, a melhor forma de lidar com fotos de baixa qualidade é denunciá-las ao Google.

 

Atenção: não se trata de denunciar para a ferramenta todas as fotos “ruins” associadas por clientes, é importante estabelecer critérios para fazê-lo sem prejudicar a interação social recebida.

 

A foto sem o ângulo perfeito de um cachorro durante o banho em um pet shop pode não ser a melhor opção para representar uma marca, mas tem muito mais relevância se comparada à foto de um carro no estacionamento postada na mesma ficha, por exemplo. Além disso, a foto do banho (sobretudo quando associada a uma classificação positiva) representa a satisfação do cliente em relação ao serviço consumido. É a partir dessa lógica que será possível entender quais as necessidades específicas de um negócio para estabelecer a melhor estratégia de contato e periodicidade de varreduras.

 

Como denunciar fotos indesejadas

Após explicar a importância de se atentar ao conteúdo associado a uma localidade, assim como de estabelecer estratégias para lidar com a interação social de clientes, vamos ao passo a passo para denunciar fotos no painel do Google Meu Negócio. A plataforma propõe diferentes categorias de denúncia:

categorias de denúncia google meu negócio

(Categorias de denúncia de fotos do GMN)

As opções utilizadas com mais frequência são baixa qualidade e foto não correspondente. A utilização das outras categorias é recomendável apenas quando se tratar de casos correspondentes às opções disponíveis.

Para denunciar, acesse a foto indesejada na galeria de imagens da ficha e selecione o símbolo de bandeira localizado no canto superior direito da imagem. Na sequência, as variáveis serão exibidas: selecione a opção desejada, confirme seu e-mail e aperte report. Pronto!

 

Resultados

Assim como qualquer estratégia de SEO, planejamento, controle, denúncia e exclusão das fotos associadas a uma localidade não são instantâneas. Após finalizar a sinalização de cada uma das fotos, o Google pode demorar, em média, até 72 horas para removê-las. Essa é uma previsão baseada em nossa experiência com a atividade. Contudo, o tempo pode variar e, em alguns casos, será necessário denunciar mais de uma vez a foto indesejada. Em geral, quando as variáveis são baixa qualidade ou conteúdo não relacionado ao local, os resultados costumam ser mais rápidos. Fica a dica para evitar surpresas ao começar a tomar o controle do conteúdo associado à sua ficha.

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