SEO Local – Alterações Google Meu Negócio

Na última sexta-feira (20), o Google publicou em sua página oficial da Central de Ajuda medidas emergenciais para o contingenciamento de crise desencadeada pela COVID-19. Com o quadro de funcionários reduzido em seus escritórios pelo mundo, as estratégias adotadas afetam diretamente as funcionalidades do Google Maps e do Google Meu Negócio.

O comunicado foi realizado através da sua página destinada ao Google Meu Negócio. Leia abaixo um trecho do conteúdo:

Durante a situação sem precedentes da COVID-19, estamos tomando medidas para proteger a saúde dos membros da nossa equipe e reduzir a necessidade de pessoas entrarem em nossos escritórios. Como resultado, podem haver algumas limitações e atrasos temporários no suporte, pois priorizamos serviços críticos. Nosso foco atual é a qualidade e a confiabilidade das informações na Pesquisa Google e no Google Maps.

Queremos garantir que usuários e proprietários de empresas tenham acesso a recursos essenciais, como se a empresa está aberta ou possui horários especiais. Aprenda sobre as melhores práticas para as empresas afetadas e o que você pode fazer para manter seus clientes informados.

A partir da publicação do informativo, todas as atividades relacionadas a interações com localidades do Google Maps foram suspensas. Ou seja, avaliações, comentários, perguntas e respostas, imagens, vídeos e atualizações cuja prioridade não é considerada urgente foram suspensos por tempo indeterminado.

 

O que mudou?

Neste momento, o Google está dando prioridade às atualizações de localidades atribuídas às categorias de saúde. No entanto, análises de localidades abertas e fechadas, horários especiais, fechamentos temporários, descrições e edições de atributos de negócios para empresas de outras categorias também estão sendo realizadas. 

 

Listagens, reclamações e verificações de propriedade

A equipe de suporte passará a analisar manualmente novas listagens, reclamações e verificações para empresas críticas relacionadas à categoria de saúde. Além dessa área, usuários de outras categorias também estão sendo atendidos. Mas vale ressaltar que, embora os serviços estejam disponíveis, os atendimentos estão com maior tempo de espera.

 

Mudanças monitoradas

Fizemos uma lista de algumas mudanças que detectamos e outras que foram compartilhadas por fontes confiáveis:

1) Flexibilidade de nomeação

O Google está permitindo que restaurantes, por exemplo, adicionem “entrega disponível” ao nome da empresa. Normalmente, isso não é permitido pelas diretrizes da plataforma GMN. Marcas que podem tirar proveito dessa flexibilidade devem considerar isso, dada a ênfase que o nome da empresa tem nos rankings de pesquisa no mapa/local.

2) Desafios de atualização da descrição

Algumas empresas relataram no Fórum GMN dificuldades em adicionar descrições às suas fichas. No entanto, nosso desenvolvedor não registrou esse problema até o momento.

3) Postagens rejeitadas

Empresas informaram no Fórum que estão tendo postagens rejeitadas em suas fichas, mesmo sem violações às diretrizes do Google. Inicialmente, esses casos parecem isolados, mas estamos atentos.

4) Negócio marcado como “temporariamente fechado”

Outras empresas relataram que seus negócios estão sendo marcados como “temporariamente fechados” pelo Google automaticamente. Se esse for o seu caso, a solução mais rápida é desmarcar a opção diretamente em seu painel do GMN. Se a atualização não for publicada imediatamente, entre em contato com o Suporte. 

5) Comentários não são mais recebidos 

O Google desativou a capacidade de empresas receberem novas avaliações (isso inclui comentários deixados nas listagens de anúncios dos Serviços Locais). Ao acessar a seção de avaliações, o usuário ainda consegue avaliar e postar seu comentário. No entanto, ele fica visualizável apenas para o avaliador quando está logado em sua conta. 

Ou seja, a avaliação não é mostrada em nenhum outro lugar. Com base no fluxo de dados, notamos que essa seção parou de funcionar no dia 20 de março.

6) Respostas do proprietário não estão sendo  publicadas

As respostas postadas pelo proprietário da empresa para as avaliações e comentários realizados não estão sendo publicadas.

7) Perguntas não são mais recebidas 

Assim como as avaliações não estão mais sendo recebidas, o Google também desativou a capacidade de as empresas receberem perguntas (isso inclui comentários deixados nas listagens de anúncios dos Serviços Locais). Se o usuário postá-la, parece funcionar normalmente, mas sua pergunta não fica visível em nenhum lugar. 

8) Seção de perguntas e respostas removida 

Como adiantamos no tópico anterior, a seção “Perguntas e Respostas” foi completamente removida das listagens.

9) Imagens e vídeos

O comportamento esperado é que as imagens e vídeos postados por usuários sejam exibidos ao vivo. Porém, desde o anúncio das mudanças pelo Google, conteúdos audiovisuais adicionados não estão mais sendo atualizados.

 

Reiteramos que nós, da Gear SEO Local, manteremos nossas atividades de monitoramento das listagens e seguiremos colocando em prática as recomendações do Google. Fique atento ao nosso blog! Postaremos aqui todas as mudanças e novidades relacionadas ao funcionamento do Google e da nossa plataforma.

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