Golpe no Google Meu Negócio: Fique atento às nossas dicas e proteja sua marca

A fotógrafa Nina Lima estava em seu estúdio, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, quando recebeu a ligação de um suposto funcionário do Google. No telefonema, uma mulher informou que a ligação era motivada pela cobrança da retirada de avaliações negativas e da alteração de endereço de Nina em sua ficha do Google Meu Negócio (GMN).

“Ela me disse que como eu estava trocando a sala [onde funciona o estúdio], me cobraria seis parcelas de 180 reais para fazer a alteração de endereço e deletar as avaliações negativas que eu tinha recebido”, explica Nina.

Ao final da ligação, o trato estava feito e, no dia seguinte, de acordo com a estelionatária, um funcionário do Google com uniforme e crachá da empresa iria até o endereço de Lima para recolher as parcelas do pagamento pelo serviço.

Desconfiada, a fotógrafa resolveu ligar no Google para confirmar o acordo, quando foi informada de que esse tipo de ação não é comum e que ela provavelmente havia caído num golpe, uma vez que o horário da ligação recebida e do funcionamento do setor do Google Meu Negócio não batiam.

Essa não foi a primeira vez que Nina foi vítima de uma tentativa de golpe com o GMN. Dias depois, ela recebeu outra ligação de uma pessoa se passando por funcionária do Google para tentar aplicá-lo novamente. “Da segunda vez, eu pedi para a pessoa me passar seu sobrenome, mas ela disse que não poderia fazer isso por política da empresa, e então eu desliguei o telefone”, detalha.

Segundo as diretrizes do Google, o GMN é totalmente gratuito e não há sinalização de aplicação de cobranças relacionadas a ele. No entanto, embora a plataforma esteja em funcionamento desde 2014, os usuários (principalmente donos de empresa) ainda possuem muitas dúvidas em relação ao seu funcionamento e a como proceder em casos como o de Nina.

Com a aderência cada vez mais alta aos recursos do Google Maps e do GMN entre empresas de pequeno, médio e grande porte, é importante entender o funcionamento dessas ferramentas para usá-las a favor dos negócios e garantir sempre as melhores avaliações e posicionamento nas listagens do Google sem cair em armadilhas.

Foi a curiosidade e a desconfiança de Nina que a livraram de uma grande dor de cabeça, resolvida com apenas uma ligação para o lugar certo. No entanto, nem todas as pessoas têm a mesma sorte. Para ajudar as empresas a não caírem em golpes como esse, listamos abaixo algumas medidas simples que podem ajudar a reconhecer situações de risco e evitar prejuízos.

Identificação

1. Os contatos via telefone no Google Meu Negócio geralmente ocorrem após a abertura de suporte online, que deve ser solicitada pelo dono da ficha administrada.

2. As ligações do GMN seguem um padrão: primeiro os atendentes se apresentam e informam ao usuário que a ligação está sendo gravada. Na sequência, solicitam a verificação de e-mail do usuário que administra a conta do suporte aberto. Dada a confirmação de segurança, o atendimento segue.

3. Quando a ligação é encerrada, os usuários costumam ser direcionados a uma pesquisa de opinião relacionada ao atendimento realizado e podem autorizar que o Google utilize a gravação da ligação para fins de treinamento.

Cobranças

Como dissemos anteriormente, o Google Meu Negócio não cobra as empresas pelo uso da plataforma. Todo seu processo — desde o cadastro até a verificação das fichas, resposta às avaliações, criação de postagens e acompanhamento de métricas — é gratuito.

O que acontece com frequência é a confusão que alguns usuários fazem entre a ferramenta do Google Meu Negócio e as campanhas de anúncios pagos no Google Ads (outra ferramenta contratada para criação de campanhas publicitárias e otimização de resultados no buscador).

Embora elas sejam independentes uma da outra, a confusão acontece, pois é comum que empresas utilizem as duas plataformas juntas para se promoverem. Logo, quando um estelionatário liga para o número de um local que as utiliza simultaneamente e mistura as informações relacionadas a elas, fica fácil confundi-las e cair no golpe.

Para evitar dores de cabeça, o ideal é que os responsáveis pela administração das fichas do Google, assim como Nina, estejam sempre atentos às dicas de como utilizar a ferramenta do GMN a favor dos negócios.

Visibilidade da sua empresa

O GMN tem muito a oferecer às empresas que desejam mais visibilidade online. Para a fotógrafa, a descoberta do Google Meu Negócio foi um divisor de águas na divulgação de seu trabalho. Afastada da área há mais de 15 anos, quando resolveu voltar a abrir um estúdio, Nina se deparou com um mercado completamente diferente do qual tinha trabalhado no início da carreira.

“Quando voltei a trabalhar com fotografia, queria que as pessoas soubessem como fariam para chegar até meu estúdio, mas não sabia muito bem como fazer isso”, explica. A ideia saiu do papel após um cliente comentar com Nina que estava há três dias buscando pelos termos “fotografia digital 3×4” no Google e não tinha encontrado nada próximo a ele.

Depois dessa conversa, com sua localidade já criada, a fotógrafa foi acrescentando elementos à sua ficha para ajudar seu público-alvo a encontrá-la com facilidade. E deu certo. “Um cliente que havia me contratado no início da carreira para fotografar o aniversário de um ano de sua filha, [antes do hiato], me encontrou no Google e contratou novamente para registrar a festa de 15 anos da mesma filha”, comemora.

Segundo Nina, a divulgação que antes era feita muito mais pelo boca a boca e entre os contatos de pessoas próximas, se ampliou e intensificou muito mais após sua investida no GMN.

“É impressionante como as pessoas acreditam e confiam nas informações que procuram [no Google]. A melhor forma de fazer divulgação é por ele, porque nós já damos tanta credibilidade que é a ele que recorremos quando precisamos pesquisar qualquer coisa”, finaliza.

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