Novidades 2022 do Google Meu Negócio: o Gerenciador de Perfis de empresas

Em Novembro, o Google anunciou uma série de novidades para os profissionais de SEO que trabalham com o Google Meu Negócio. A primeira mudança notável foi o nome da ferramenta, que deixou de se chamar Google My Business (Google Meu Negócio) e, agora, é identificada como Google Business Profile (Gerenciador de Perfis de empresas, na tradução disponível no painel).

A alteração, no entanto, não significa apenas a troca de nomenclatura da ferramenta. De acordo com as informações publicadas pelo Google, o intuito da empresa é aprimorar o gerenciamento de negócios de pequeno e médio porte, cujas atualizações e gerenciamento costumam ser realizados diretamente por seus proprietários. 

Após identificar que grande parte desse grupo de usuários utilizavam apenas a pesquisa de navegação nas páginas de busca do Google e Google Maps para editar suas informações, isto é, sem a ajuda de um painel intermediário, a gigante das buscas investiu em atualizações que priorizam esse tipo de comportamento.

Alguns meses antes da mudança de nome, profissionais de SEO Local também notaram a disponibilização das ferramentas de atalho para atualização de informações sobre listagens. O movimento é natural para os padrões de updates do Google, sobretudo em relação às informações de empresas e negócios, tomando como base o uso intuitivo de sua plataforma por diferentes usuários.

Então, o Google Meu Negócio acabou?

A resposta é: não exatamente, ele apenas mudou. Mas, não se assuste! Embora a proposta do Google seja extinguir o painel de administração de localidades como o conhecemos hoje, a previsão é que a funcionalidade continue a existir e a ser utilizada, sobretudo por agências e empresas com múltiplas localidades. Como ressaltamos, a proposta inicial da mudança é tornar mais intuitiva a edição de informações e administração das localidades para empresas de pequeno e médio porte. Para as demais categorias de negócios, as mudanças são mais sutis.

Empresas com múltiplas localidades

O painel continuará disponível para empresas com muitas unidades, a diferença é que agora ele se chama “Gerenciador de Perfis de empresas”, além disso, agências de SEO continuarão atuando via API para gerenciar ferramentas de edição de informações essenciais, postagens e respostas às avaliações recebidas.

A aposta da atualização, segundo a promessa do Google, é melhorar o dia a dia dos profissionais de SEO Local. Sua lógica visa minimizar eventuais problemas que usuários de empresas com uma única localidade possam ter, facilitando sua navegabilidade. Com isso, a expectativa é que a equipe de suporte do Google se concentre na resolução de problemas mais complexos, atuando prioritariamente em chamados de agências e empresas maiores.

Vale lembrar que, embora o painel continue disponível para empresas de maior porte, usuários logados na conta administradora dessas listagens também conseguem editar informações diretamente dos painéis do Google Maps e SERP.

Além da nomenclatura, o que mudou?

Até agora, as mudanças perceptíveis estão na edição direta de informações na plataforma do Google Maps. Administradores de locais cuja pesquisa realizada está vinculada à conta associada à localização, conseguem usar ferramentas para:

  • Reivindicar listagens
  • Verificar listagens
  • Receber e enviar mensagens para clientes
  • Gerenciar avaliações
  • Gerenciar Perguntas e Respostas de clientes

Em países como Canadá e Estados Unidos, já é possível rastrear dados de chamadas recebidas. Existe a possibilidade de um eventual lançamento da funcionalidade para outros países em breve.

Impressões iniciais

Apesar dos bugs que a plataforma tem apresentado durante o processo de transição para essas novas funcionalidades, como profissionais de SEO Local, estamos otimistas em relação às possibilidades que a nova aposta do Google pode proporcionar para nosso trabalho e, sobretudo, para mensurar seu impacto nos resultados de nossos clientes.

Esperamos que com uma equipe de suporte especializada e concentrada em resolução de problemas de empresas e agências, o Google poderá tornar o dia a dia do profissional de SEO Local menos burocrático. Estamos atentos às novidades!

Qual sua opinião sobre essas mudanças? Conta pra gente nos comentários!

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