pesquisa em box

Google Snippet: como aparecer em box no Google

Ao realizar qualquer tipo de pesquisa, o Google apresenta programaticamente diversas opções de sites, seguindo seus critérios de avaliação e priorizando algumas técnicas específicas. No entanto, em alguns casos, o resultado pode aparecer em um box — sejam em imagens, vídeos ou textos — respondendo de forma automática à pergunta do usuário.

A exibição destes resultados é conhecida como “posição 0”, ou então, tecnicamente, como Google Snippet. Na categoria, podem aparecer diversas opções como receitas, tabelas, conceitos, notícias ou vídeos. Mas é claro que, assim como toda estratégia de SEO, aparecer antes das primeiras opções não é tão simples assim. Por isso, elaboramos este artigo, para explicar um pouco mais sobre essa modalidade e esclarecer todas as suas dúvidas.

Como funciona o Google Search Snippets?

O principal objetivo dos snippets de pesquisa é responder às perguntas dos usuários de forma simples e prática. Por esse motivo, de acordo com o estudo do Ahrefs, uma das ferramentas utilizadas para a mensuração e análise de resultados de SEO, .

Algumas opções geram uma quantidade maior de boxes, como:

– Receitas;
– Passo a passo;
– O melhor do mercado;
– Como fazer;
– Definições,
– A versus b.

Neste sentido, é fundamental construir um conteúdo de qualidade e seguindo as estratégias de SEO e de preferência, baseando-se nas perguntas mais frequentes do usuário. Nem sempre, a posição 0 está presente nos primeiros resultados e, por isso, alguns especialistas acreditam que o Google Snippets pode diminuir o tráfego do site.

Geralmente, as formas mais comuns de featured snippets são os parágrafos únicos, listas, ou tabelas. Contudo, de acordo com o próprio suporte do Google, não é possível marcar uma página como snippet enquanto ela é programada. Para aparecer na posição 0, é necessário analisar a densidade das palavras-chave escolhidas e posicioná-las no conteúdo de forma estratégica e eficaz.

Quais as vantagens de aparecer como resultado nos snippets de pesquisas?

Levando em consideração que o tempo de permanência na página também é um dos parâmetros para o rankeamento, em determinados situações, é melhor exibir de forma objetiva o que o usuário está procurando, para evitar que ele fique pouco tempo no site, gerando o que chamamos de Bounce Rate, caso ele não encontre o que está procurando.

Ao mesmo tempo, pesquisas informam que conteúdos na posição 0, têm o dobro de taxas de clique, em relação aos sites que aparecem na primeira páginas. Um dos fatores deste resultado é a forma em que o conteúdo aparece, além da facilidade e praticidade que são oferecidas aos leitores.

Lembrando que, como não há uma fórmula específica para exibir no Google Search Snippets, as opções que aparecem são consideradas as melhores para o buscador. Por isso, ter algum conteúdo exibido nesta categoria é, de fato, extremamente benéfico para o seu site.

Como aparecer no snippet do Google?

Um dos primeiros passos para aparecer no Google Snippet é produzir um conteúdo de qualidade, que seja objetivo e com as palavras-chaves adequadas. No entanto, mesmo que você utilize as melhores estratégias, esse tipo de exibição ainda não é garantido.

Uma das melhores alternativas é produzir conteúdos que de fato respondam perguntas dos seus usuários, por esse motivo, é válido investir em palavras-chave que são conhecidas como long-tails. Um bom exemplo, é investir em palavras como “restaurante japonês na Zona Sul de São Paulo”, ao invés de “restaurantes japonês” ou “restaurantes na Zona Sul de São Paulo”

Se você deseja que o seu conteúdo seja exibido na categoria snippet, também é necessário pensar no tamanho ideal para o seu conteúdo. Umas das ferramentas utilizadas para mensurar resultados de SEO, o SEMRush, constatou a maioria dos snippets contém em 40 e 50 palavras.

Outro exemplo, é investir em fatores que agreguem qualidade ao seu conteúdo. Vídeos, imagens e infográficos são excelentes aliados nessa ocasião, já que estes tipos de mídia são atrativas aos usuários e, por isso, promovem mais tempo de permanência na página, gerando mais credibilidade ao site perante o Google.

Analisar os snippets da concorrência também é extremamente necessários. Deste modo, é possível produzir um conteúdo mais estratégico e de qualidade que outros sites, para auxiliar em um melhor rankeamento.

Para investir nos conteúdos tipo lista, não esqueça de utilizar os títulos de forma gradual (H1, H2, H3, H4). Assim, você facilitará a tarefa do Google de organizar o conteúdo e terá mais um aliado na busca pelas primeiras posições.

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