sinalização de loja aberta

Aberto, temporariamente fechado ou permanentemente fechado. Como atualizar minha listagem?

Com o acontecimento da pandemia em 2020, os recursos de sinalização de funcionamento das listagens do Google ganharam ainda mais notoriedade entre as funções essenciais consultadas por clientes. Escolher entre as opções “aberto”, “temporariamente fechado” ou “permanentemente fechado” tornou-se uma sinalização de serviço tão essencial quanto definir um NAP consistente.

O impacto gerado pela nova realidade afetou diretamente negócios que, infelizmente, fecharam, e outros que precisaram sinalizar adequadamente seu fechamento temporário. A ferramenta, contudo, confundiu donos de negócios sem muita familiaridade com as funções do painel do Google.

Mas as alterações são bem simples e podem ser feitas diretamente no painel de controle de listagens. Empresas que possuem mais de uma listagem, mas com apenas algumas unidades fechadas também não terão problemas para sinalizar seu status, isto pois a alteração pode ser realizada tanto individualmente quanto em massa.

Siga as etapas abaixo para fazer as alterações:
1. Acesse o painel do Google Meu Negócio
2. Selecione as listagens cujo status será alterado
3. Clique na opção “ações” e escolha entre as opções “aberto”, “temporariamente fechado” ou “permanentemente fechado”
4. Execute a ação

Em geral, a edição é atualizada no mesmo dia, mas pode demorar até 72 horas para ser exibida em todos os resultados de busca associados à listagem.

Qual é o status da minha empresa?

Aberto

Uma listagem considerada aberta é aquela cujo funcionamento não foi afetado por eventualidades. A título de exemplo temos os hospitais, todos sinalizados como abertos mesmo no período de lockdown decretado para contingenciamento do corona vírus.

Temporariamente fechado

A opção de marcar um local como fechado por um período temporário se aplica a diferentes necessidades. Caso a sua loja passe por uma reforma e permaneça inativa por um período maior que sete dias, por exemplo, é recomendável sinalizá-la como temporariamente fechada. Dica: se essa for a condição do seu local, também recomendamos que utilize os recursos de postagem para informar o período de inatividade aos seus clientes.

Sazonalidade: o recurso de fechamento temporário também deve ser utilizado para eventos ou locais sazonais, ou seja, ativos apenas em determinados períodos do ano. A Festa do Livro da USP, por exemplo, acontece uma vez ao ano em uma localização física dentro do campus da universidade. O local fica sinalizado como aberto somente durante o período do evento e, nos outros meses do ano, como temporariamente fechado.

Fique atento: empresas que realizam serviços de entrega ou retirada de produtos não devem ser sinalizadas como fechadas. Suponha que a sua empresa seja uma pizzaria que, por conta das medidas restritivas, está fechada para receber clientes, fazendo apenas entregas. Neste caso, se ela for sinalizada como “temporariamente fechada”, as opções de serviços de entrega não serão exibidas no seu local. Para evitar o problema, permaneça com seu negócio aberto e, na sequência, sinalize as opções “fechado para consumo no local” e “entrega disponível”, para que essas informações sejam facilmente consultadas no seu perfil.

Permanentemente fechado

Em geral, a opção é utilizada por negócios sem previsão de retorno e/ou reabertura no mesmo local onde a empresa foi atribuída. Ao selecioná-la, o negócio permanece sendo exibido nos resultados de busca, embora com menor frequência em comparação aos sinalizados com as outras opções.

Importante: empresas sinalizadas com a opção “permanentemente fechada” ficam bloqueadas para edições de informações essenciais ou interações. Caso tenha sinalizado esta opção por engano, basta realizar a ação novamente e selecionar a opção correta.

Reabertura

O processo de reabertura é feito da mesma forma que o processo de sinalização de fechamento. Basta selecionar uma ou mais listagens que terão seu status alterado, selecionar a opção “aberto” e seguir com a atualização.

Após esta alteração, no entanto, é importante se atentar às informações das suas listagens, revisões de endereço, website, telefone, descrição e, principalmente, horário de funcionamento, são essenciais para garantir um processo de reabertura eficaz e com informações recentes disponíveis para seus clientes.

Fique atento: os locais marcados como “permanentemente fechados” que mudaram de endereço devem seguir um processo diferente. Neste caso, as diretrizes do suporte do Google recomendam que a listagem com a localização antiga seja deletada do painel e que seja criada uma nova listagem com o novo endereço.

Minha empresa foi marcada como fechada

É importante lembrar que as listagens do Google são, em certa medida, um espaço colaborativo, pois recebem interação de qualquer usuário. Logo, além das alterações realizadas pelo proprietário e pelos administradores das listagens, também é possível que clientes façam sugestões de mudanças, e o status de abertura da loja está entre essas opções.

Caso a sua empresa passe por isso, o Google irá notificá-lo por e-mail. Para resolver a alteração, acesse a listagem para a qual a sugestão foi feita e corrija o que for necessário.

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