A fotógrafa Nina Lima estava em seu estúdio, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, quando recebeu a ligação de um suposto funcionário do Google. No telefonema, uma mulher informou que a ligação era motivada pela cobrança da retirada de avaliações negativas e da alteração de endereço de Nina em sua ficha do Google Meu Negócio (GMN).
“Ela me disse que como eu estava trocando a sala [onde funciona o estúdio], me cobraria seis parcelas de 180 reais para fazer a alteração de endereço e deletar as avaliações negativas que eu tinha recebido”, explica Nina.
Ao final da ligação, o trato estava feito e, no dia seguinte, de acordo com a estelionatária, um funcionário do Google com uniforme e crachá da empresa iria até o endereço de Lima para recolher as parcelas do pagamento pelo serviço.
Desconfiada, a fotógrafa resolveu ligar no Google para confirmar o acordo, quando foi informada de que esse tipo de ação não é comum e que ela provavelmente havia caído num golpe, uma vez que o horário da ligação recebida e do funcionamento do setor do Google Meu Negócio não batiam.
Essa não foi a primeira vez que Nina foi vítima de uma tentativa de golpe com o GMN. Dias depois, ela recebeu outra ligação de uma pessoa se passando por funcionária do Google para tentar aplicá-lo novamente. “Da segunda vez, eu pedi para a pessoa me passar seu sobrenome, mas ela disse que não poderia fazer isso por política da empresa, e então eu desliguei o telefone”, detalha.
Segundo as diretrizes do Google, o GMN é totalmente gratuito e não há sinalização de aplicação de cobranças relacionadas a ele. No entanto, embora a plataforma esteja em funcionamento desde 2014, os usuários (principalmente donos de empresa) ainda possuem muitas dúvidas em relação ao seu funcionamento e a como proceder em casos como o de Nina.
Com a aderência cada vez mais alta aos recursos do Google Maps e do GMN entre empresas de pequeno, médio e grande porte, é importante entender o funcionamento dessas ferramentas para usá-las a favor dos negócios e garantir sempre as melhores avaliações e posicionamento nas listagens do Google sem cair em armadilhas.
Foi a curiosidade e a desconfiança de Nina que a livraram de uma grande dor de cabeça, resolvida com apenas uma ligação para o lugar certo. No entanto, nem todas as pessoas têm a mesma sorte. Para ajudar as empresas a não caírem em golpes como esse, listamos abaixo algumas medidas simples que podem ajudar a reconhecer situações de risco e evitar prejuízos.