Qual é o status da minha empresa?
Uma listagem considerada aberta é aquela cujo funcionamento não foi afetado por eventualidades. A título de exemplo temos os hospitais, todos sinalizados como abertos mesmo no período de lockdown decretado para contingenciamento do corona vírus.
A opção de marcar um local como fechado por um período temporário se aplica a diferentes necessidades. Caso a sua loja passe por uma reforma e permaneça inativa por um período maior que sete dias, por exemplo, é recomendável sinalizá-la como temporariamente fechada. Dica: se essa for a condição do seu local, também recomendamos que utilize os recursos de postagem para informar o período de inatividade aos seus clientes.
Sazonalidade: o recurso de fechamento temporário também deve ser utilizado para eventos ou locais sazonais, ou seja, ativos apenas em determinados períodos do ano. A Festa do Livro da USP, por exemplo, acontece uma vez ao ano em uma localização física dentro do campus da universidade. O local fica sinalizado como aberto somente durante o período do evento e, nos outros meses do ano, como temporariamente fechado.
Fique atento: empresas que realizam serviços de entrega ou retirada de produtos não devem ser sinalizadas como fechadas. Suponha que a sua empresa seja uma pizzaria que, por conta das medidas restritivas, está fechada para receber clientes, fazendo apenas entregas. Neste caso, se ela for sinalizada como “temporariamente fechada”, as opções de serviços de entrega não serão exibidas no seu local. Para evitar o problema, permaneça com seu negócio aberto e, na sequência, sinalize as opções “fechado para consumo no local” e “entrega disponível”, para que essas informações sejam facilmente consultadas no seu perfil.
Em geral, a opção é utilizada por negócios sem previsão de retorno e/ou reabertura no mesmo local onde a empresa foi atribuída. Ao selecioná-la, o negócio permanece sendo exibido nos resultados de busca, embora com menor frequência em comparação aos sinalizados com as outras opções.
Importante: empresas sinalizadas com a opção “permanentemente fechada” ficam bloqueadas para edições de informações essenciais ou interações. Caso tenha sinalizado esta opção por engano, basta realizar a ação novamente e selecionar a opção correta.
O processo de reabertura é feito da mesma forma que o processo de sinalização de fechamento. Basta selecionar uma ou mais listagens que terão seu status alterado, selecionar a opção “aberto” e seguir com a atualização.
Após esta alteração, no entanto, é importante se atentar às informações das suas listagens, revisões de endereço, website, telefone, descrição e, principalmente, horário de funcionamento, são essenciais para garantir um processo de reabertura eficaz e com informações recentes disponíveis para seus clientes.
Fique atento: os locais marcados como “permanentemente fechados” que mudaram de endereço devem seguir um processo diferente. Neste caso, as diretrizes do suporte do Google recomendam que a listagem com a localização antiga seja deletada do painel e que seja criada uma nova listagem com o novo endereço.
Minha empresa foi marcada como fechada
É importante lembrar que as listagens do Google são, em certa medida, um espaço colaborativo, pois recebem interação de qualquer usuário. Logo, além das alterações realizadas pelo proprietário e pelos administradores das listagens, também é possível que clientes façam sugestões de mudanças, e o status de abertura da loja está entre essas opções.
Caso a sua empresa passe por isso, o Google irá notificá-lo por e-mail. Para resolver a alteração, acesse a listagem para a qual a sugestão foi feita e corrija o que for necessário.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as funcionalidades do SEO Local para o seu negócio. Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!