Aprenda a usar o Street View para promover a sua marca no Google

Num mundo cada vez mais pautado pela imagem, ter boas fotografias que nos representem é uma preocupação constante. E isso não é diferente para os negócios.

Quando o assunto é promover uma marca, é na perspectiva de chamar a atenção que o quesito imagem se destaca. E não importa o que você deseja vender, de artigos de decoração a comida, as chances de ganhar a atenção do seu cliente aumentam muito mais quando ele tem uma prévia do que o espera.

Google Meu Negócio e Google Maps

No mundo online, a ferramenta do Street View transformou a experiência da imagem em algo maior. Ela surge neste contexto como um recurso associado ao Google Maps e ao Google Earth, cuja finalidade possibilita aos usuários viajar para lugares do mundo inteiro a um clique de distância, através de imagens de 290º e 360º.

No entanto, diferente do Google Earth (onde é possível apenas navegar pelos lugares), o Street View permite que os usuários, além de navegarem, contribuam para os registros fotográficos dos lugares que visitam.

Quando vinculado às funcionalidades do Google Maps e do Google Meu Negócio, o Street View pode ser uma ótima saída para garantir que sua marca cause uma boa primeira impressão ao usuário que pesquisa pelos seus serviços no buscador.

Nesse ambiente, a imagem funciona como uma espécie de pré-experiência pois, a partir do acesso às fotos do local, o usuário consegue ter uma dimensão de como é o espaço que ele pretende visitar antes de tomar a decisão de se deslocar.

Street View: Como garantir uma boa primeira impressão online através de imagens?

O recomendável é que você contrate um profissional para tirar as fotos e postá-las em alta qualidade na sua ficha (o Google possui até uma lista de profissionais certificados para fazer esse trabalho). Mas também há outras formas de produzir esse material, como é o caso do aplicativo Street View.

Com o app, é possível que qualquer usuário produza imagens internas e externas em 360º do seu local, associando-as diretamente na sua ficha do Google Meu Negócio. Para baixá-lo, basta acessar a loja de aplicativos do seu celular ou tablet e fazer o download.

Mas fique atento! Alguns smartphones não estão aptos para realizar esse tipo de captura. Isso acontece apenas em modelos que não possuem o sensor giroscópio – aplicação cujas finalidades são detectar se o aparelho está em movimento giratório dentro de seu próprio eixo e obter a direção exata para onde o dispositivo está sendo apontado.

Esse sensor é cada vez mais comum em novos aparelhos pois, além de ser útil em ferramentas como do Street View, também é muito usado em jogos tipo “Pokémon Go”, auxiliando a captação de movimentos do dispositivo e otimizando a experiência do jogador.

É importante lembrar que o giroscópio é essencial para garantir a experiência completa do aplicativo do Street View, já que sem ele não é possível capturar nem visualizar as imagens produzidas em 360º.

Agora, depois de verificar os detalhes técnicos e baixar o aplicativo no seu aparelho, vamos ao que interessa! Aprenda a tirar fotos 360º com seu dispositivo móvel para divulgar a sua marca:

Passo 1
– Clique no ícone da câmera localizado no canto inferior direito da tela (Figuras 1 e 2)
– Aparecerá uma bola laranja para onde se deve mirar a câmera (Figura 3)
– À medida que capturar as imagens, o aplicativo indicará os lugares que faltam e mostrará na tela um gráfico de andamento. (Figura 4)
– Ao finalizar, esse gráfico ficará verde. (Figura 5)

Passo 2
Terminado o processamento para costurar as imagens, a foto estará pronta para publicação. (Figuras 6 e 7).

O próximo passo é adicioná-la ao endereço correspondente, que pode ser localizado pelo GPS do seu dispositivo ou via barra de pesquisa, no próprio aplicativo do Street View.

Pronto! A nova imagem 360º está pronta e acessível aos usuários que pesquisarem pela marca no Google. Como mostramos, é um processo bem simples, mas eficaz, pois garante informações importantes ao cliente e pode ser decisivo no momento de compra.

E as outras imagens?

Vale lembrar que embora as fotos 360º sejam importantes, também há outros tipos que precisam de atenção, como aquelas relacionadas aos produtos, cardápios, e até as fotos estáticas do ambiente. Tudo conta para a melhora da percepção do cliente a respeito da marca.

E para pensar em imagem nas plataformas do Google, é fundamental que o aspecto colaborativo delas seja levado em consideração. Afinal, não basta cuidar das imagens que são produzidas pelo dono ou pelo fotógrafo contratado, também é importante saber o que os clientes estão registrando e deixando público sobre a marca na internet.

De acordo com a política de privacidade do Google, não são permitidas imagens com conteúdos de assédio, ameaçadoras, violentas, ilegais, perigosas, sexualmente explícitas, terroristas, com violação de propriedade intelectual, abuso infantil e informações de identificação pessoal.

A única forma de fazer o controle de imagens em uma ficha é utilizando o recurso “informar um problema”, disponibilizado pelo Google em todas as fotos inseridas na página. Qualquer pessoa pode fazer a denúncia, mas a exclusão só pode ser feita pelo Google ou pelo usuário que postou a imagem.

Acompanhamento

Pode não parecer, mas é muito comum nos depararmos com fotos de baixa qualidade ou de temáticas que fogem do objetivo do negócio – e até dos padrões estabelecidos pelo Google – em localidades do Google Maps.

A palavra-chave para manter isso sob controle é acompanhamento. E para colocá-la em prática e garantir que apenas imagens relacionadas ao local estejam disponíveis nas fichas, temos a plataforma Gear SEO Local.

A partir da funcionalidade de filtrar por localidade, a plataforma torna mais organizada a tarefa de monitorar, garantindo total domínio de tudo que está relacionado ao negócio no Google. Com a Gear SEO Local é possível visualizar todas as fotos estáticas associadas às localidades cadastradas e denunciar conteúdos duvidosos, por exemplo.

Essas são algumas dicas de como utilizar ferramentas online para garantir uma boa impressão de uma marca em seus clientes. Com elas, ficará muito mais fácil ter o controle de todo o conteúdo visual que está sendo associado ao negócio e, assim, prosperar para conquistar novos clientes.

Gostou? Esperamos que este artigo ajude você a otimizar o seu negócio e fazer sua marca crescer. Experimente grátis a Gear SEO Local por 30 dias e esteja no controle da imagem que seu negócio impacta em seus clientes.

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