É possível classificar o assunto dos comentários que minha empresa recebe?
Sim, é possível. Em negócios cujos produtos e serviços são muito procurados, é comum que as avaliações deixadas por clientes repitam assuntos mais recorrentes. Pode variar desde a qualidade do banho e tosa de uma rede de pet shops até o atendimento personalizado de uma pizzaria, por exemplo.
Levando em consideração o grande número de avaliações que empresas recebem, pode ser difícil identificar quais assuntos são mais comentados sem a ajuda de uma ferramenta específica para isso.
Pensando em facilitar o processo de busca, identificação e quantificação dos assuntos mais comentados, a Gear SEO Local criou a função de tagueamento de avaliações.
Como funciona?
Ao acessar a caixa de entrada da sua empresa na Gear SEO Local, observe a exibição de comentário apresentada na terceira coluna da tela. Logo abaixo do nome do avaliador, a função “+ adicionar TAG de revisão” é exibida (Figura 1):
(Figura 1: Como adicionar uma nova TAG ao comentário)
Para criar a TAG, basta levar o cursor do mouse e digitar a palavra-chave de identificação do comentário. Na sequência, a TAG criada e atribuída ao comentário será exibida na primeira coluna da caixa de entrada (Figura 2):
(Figura 2: Exemplo de como TAG’s são visualizadas)
O número exibido ao lado de cada TAG corresponde ao número de avaliações classificadas com aquela palavra. Se há cem avaliações classificadas como “bom atendimento”, por exemplo, a plataforma exibirá o resultado: bom atendimento 100. À medida que novos comentários forem classificados com a mesma palavra, o número exibido será atualizado automaticamente.
Fique atento: diferentes TAGs podem ser utilizadas quantas vezes forem necessárias para classificar a mesma avaliação. Suponha que seu negócio recebeu o seguinte comentário:
“Adorei o atendimento e, principalmente, a localização do negócio. É perto do meu trabalho, o que deixa meu dia a dia muito mais prático. Era isso o que eu estava procurando nesta região!”
Roberta, 5 estrelas
O comentário de Roberta pode ser classificado com as TAGs positivo; bom atendimento; localização. Desta forma, ele corresponderá a diferentes critérios de análise posteriormente.
Dicas
A escolha das palavras certas é essencial para facilitar a utilização do recurso e otimizar a organização dos assuntos. Antes de criá-las, leia uma amostra de avaliações recebidas e observe quais os temas mais recorrentes nos comentários de seus clientes. Além de ajudá-lo na identificação dos assuntos, você perceberá como seus clientes costumam se comportar ao fazer um comentário.
O Google também pode ajudar com a identificação. Em empresas cujas avaliações são numerosas, a própria ficha no Google Maps gera automaticamente uma nuvem de palavras mais utilizadas, exibida sempre no topo da lista de comentários. Veja o exemplo desse restaurante de fast-food:
(Figura 3: Exemplo de nuvem de palavras mais comentadas)
Esse também é um bom pontapé inicial para definir quais palavras serão adotadas no tagueamento de seus comentários.
Combinado com os filtros por estrelas, avaliações, localização geográfica e data personalizáveis da Gear SEO Local, o tagueamento ajuda grandes marcas a entenderem o que está fazendo sucesso em seu negócio, além de otimizar o processo de definição de recursos e aplicação de novas estratégias de venda.