Como responder comentários com a Gear SEO Local?

Além de visualizar toda a atividade de seus clientes nas fichas do Google Meu Negócio, é essencial responder dúvidas, críticas e elogios recebidos diariamente.

Para começar, faça login na plataforma e acesse o painel de controle da sua marca. Na sequência, clique na aba comentários caixa de entrada, sinalizada pelo ícone do balão.

Filtros
A plataforma exibirá sempre todas as avaliações recebidas durante o último ano, calculado a partir da data de acesso. Se o acesso for realizado em 31 de agosto de 2020, por exemplo, ela exibirá o conteúdo de 31 de agosto de 2019 até 31 de agosto de 2020.

Para alterar a data e, consequentemente, o volume de material exibido, basta clicar na barra onde a data está indicada, abrir o calendário e selecionar o período desejado. É preciso selecionar dia, mês e ano de início e término. No calendário ainda existem os campos “>”, “<”, “>>” e “<<”. Eles são responsáveis por avançar ou retroceder o mês e o ano, respectivamente.

Além da data, é possível personalizar as informações exibidas utilizando filtros. Suponha que uma marca atribua a responsabilidade de responder as avaliações para gerentes regionais (ou mesmo para o gerente de cada localidade). Nesses casos, os filtros servem para que colaboradores encontrem e respondam apenas as avaliações das unidades de sua responsabilidade, como no exemplo abaixo:

A marca X está presente em todo o Brasil. João é o gerente regional das localidades de Belo Horizonte. Ao acessar a plataforma para responder as avaliações recebidas, a configuração de exibição deverá ser feita da seguinte forma:

Outra aplicação disponível é o filtro por estrelas. Ao final da coluna de filtros, é possível personalizar a exibição de avaliações recebidas. Selecione entre as opções “Igual a”, “Menor que” ou “Maior que”, e, ao lado, a numeração correspondente de 1 a 5. Entenda com o exemplo a seguir:

O caso do João – Para começar a responder as avaliações, João deseja visualizar todas as avaliações negativas e neutras primeiro. Para isso, basta selecionar a opção “Menor que” e, ao lado, o número “4”. Com essa configuração, a plataforma exibirá todas as avaliações de 1 a 3 estrelas recebidas nas localidades de Belo Horizonte durante a data selecionada.

Finalizada a personalização é só aplicar o filtro.

Avaliações com comentário e sem comentário
Ajustados os filtros, a plataforma exibirá todo o material recebido durante o prazo determinado. Os resultados sempre incluirão as avaliações com comentários e sem comentários, fica a critério do responsável escolher quais serão respondidas. Caso a instrução seja responder apenas avaliações com comentário, por exemplo, é possível filtrá-las na coluna do meio disponível na caixa de entrada (a mesma onde as avaliações são exibidas).

Vá até o ícone de funil > comentários > tudo, c/ comentário ou s/ comentário, e aplique o comando:

Respondendo as avaliações
A aplicação dos filtros não é obrigatória, ela funciona como auxílio para otimizar e aumentar a usabilidade da plataforma. Agora vamos ao que interessa: responder as avaliações recebidas.

Como você deve ter notado, a caixa de entrada é dividida por três colunas: a primeira com os filtros e detalhes de avaliações, a segunda exibe as avaliações e a terceira responde e classifica o material recebido.

Na coluna do meio, clique na avaliação que deseja responder e ela será imediatamente exibida em detalhes na terceira coluna. Para respondê-la, basta clicar na opção reply, escrever a resposta e enviar.

Neste outro post te ensinamos a cadastrar seu guia de respostas na biblioteca de modelos da plataforma. Lá também explicamos como utilizá-las para responder todas as avaliações com a ajuda dos modelos de respostas.

E, claro, para aproveitar todos os benefícios de responder as avaliações utilizando a Gear SEO Local, nesta dica aqui explicamos como classificar os assuntos dos comentários recebidos para monitorar o que os clientes estão dizendo sobre sua marca no Google Meu Negócio.

Gostou? Acesse aqui e confira mais dicas como essa!
Ainda está com dúvidas? Escreva para local@gearseo.com.br

Postar um Comentário

Gostaria de experimentar a plataforma GRÁTIS por 30 dias?