5 erros de gerenciamento da sua marca no Google Meu Negócio

No dia a dia cada vez mais digital, a busca por diferentes tipos de demanda na internet tem se intensificado consideravelmente. Pesquisas por “Qual a melhor pizzaria neste bairro?” ou “Oficina mecânica 24h” são cada vez mais comuns nos buscadores, especialmente no Google.

Esse comportamento é o princípio do SEO Local, uma estratégia que visa, entre outras coisas, direcionar ao usuário as marcas e serviços mais bem-avaliados perto dele, partindo da pesquisa realizada e levando em conta sua geolocalização.

Seguindo a tendência, o número de empresas aderindo às fichas no Google Meu Negócio (GMN) também está crescendo. De acordo com um estudo realizado pela Bright Local, uma empresa média presente no Google é encontrada mais de mil vezes por mês.

84% das pesquisas realizadas são de usuários que buscam pela categoria de negócios, ou seja, são resultados de descoberta e não de busca especifica pelo nome da marca. Os números são surpreendentes e não devem ser ignorados, afinal, 5% dessas buscas são convertidas em ações de clientes.

Nesse contexto, a principal pergunta é: com a competitividade cada vez mais alta, como destacar sua marca e atrair mais clientes para o seu negócio local?

Para respondê-la, abordaremos aqui 5 erros de gerenciamento que devem ser evitados para melhorar a posição de uma marca nas listagens do Google e garantir que ela seja vista primeiro por potenciais clientes.

1. Informações desatualizadas

Parece básico falar sobre manter informações atualizadas, mas não é. Muitas empresas sabem da importância de garantir sua presença nas listagens do Google, no entanto se limitam a criação da ficha e param nesse passo.

Tão importante quanto criar uma ficha, é acessá-la frequentemente e mantê-la sempre atualizada com novas informações. Isto para não correr o risco de um cliente ligar para um telefone antigo ou se deslocar esperando encontrar um serviço que a empresa não oferece mais, por exemplo.

Solução: para evitar esse erro, basta acompanhar periodicamente suas informações de contato, como nome, endereço e telefone, para garantir que elas estejam sempre correspondentes à geolocalização correta.

2. Não monitorar as imagens da sua ficha

Agregadas às informações básicas, as imagens são essenciais para o ganho de notoriedade nos buscadores. Como abordamos neste outro artigo sobre imagens e Street View, as fotos nas fichas do Google funcionam como a pré-experiência de um cliente antes de visitar o local.

Imagine o seguinte cenário: a ficha de um restaurante mantém um álbum de fotos dos pratos que serve. Um potencial cliente que pesquisa pelo local visualiza essas imagens e, a partir delas, resolve se deslocar para o estabelecimento em busca de um desses pratos. Chegando ao local, descobre que nenhum deles é mais servido.

Solução: evite esse tipo de transtorno atualizando regularmente as novas informações sobre a empresa, dando preferência a imagens de boa qualidade dos serviços e das instalações locais. Outro ponto de atenção é checar quais fotos os visitantes do negócio estão atribuindo à marca para preservar uma boa imagem online.

3. Não utilizar as publicações no GMN

Deixar as postagens do Google Meu Negócio de lado também é um erro comum que as empresas cometem, uma vez que esse recurso pode ser uma ótima ferramenta para atrair mais clientes ao negócio.

As postagens são exibidas quando o usuário pesquisa pelo nome da empresa no Google. Logo, combinar postagens de novidades relacionadas a produtos, serviços, cupons de desconto e benefícios exclusivos do GMN é uma ótima maneira de demonstrar atenção e engajamento ao cliente.

Solução: para ter resultados sólidos, é importante prestar atenção na periodicidade e no conteúdo das postagens. Dar preferência a assuntos de relevância local e relacionadas aos serviços que a empresa oferece é a receita de sucesso para melhorar o posicionamento nas listagens do Google.

4. Deixar de responder às avaliações dos seus clientes

Nada pode ser pior do que deixar um cliente falando sozinho. Ignorar os comentários feitos por clientes passa uma péssima impressão aos usuários interessados pelos serviços de um negócio.

Manter um bom relacionamento entre marca e consumidor é essencial para continuar prosperando online e offline. Nesse caso, é fundamental responder aos clientes que dedicam um tempo deixando uma avaliação sobre seu negócio.

Importante lembrar que a tarefa é válida não apenas para elogios, mas principalmente para críticas, pois demonstra aos usuários a preocupação da marca em melhorar o trabalho que está sendo realizado.

Solução: a única solução possível para evitar esse tipo de erro é acompanhar diariamente o que os usuários estão dizendo a respeito de sua marca e respondê-los em tempo hábil para que os problemas não se multipliquem ou se tornem maiores do que poderiam ser.

5. Não criar linha de comunicação segmentada para o GMN

Esse erro tem relação direta com o que citamos anteriormente. Para estabelecer um bom relacionamento com o cliente, não basta apenas respondê-lo. Isso porque, assim como acontece em outros canais de comunicação e redes sociais, o Google Meu Negócio (GMN) também possui linguagem própria.

Solução: dedicar um tempo para a produção de guia de respostas específicas para avaliações frequentes é uma ótima forma de começar a trabalhar. Ao longo do tempo, será possível identificar o que está dando certo e o que não está para aprimorar a técnica constantemente e garantir que os clientes estejam satisfeitos.

A dica de ouro

Como é possível notar, a maior parte dos erros relacionados à administração de localidades com o SEO Local é a falta de acompanhamento e monitoramento das fichas. Pequenos detalhes que podem passar despercebidos, mas que são decisivos para estabelecer qual será a posição de uma marca nas listagens do Google.

Praticidade

O GMN, no entanto, ainda é limitado e acaba sendo insuficiente para administrar marcas com mais de uma localidade. Seu maior desafio é concentrar as informações locais em uma mesma interface. Sem esse recurso, o trabalho — que poderia ser realizado com agilidade — atrasa ainda mais.

Embora o Google não ofereça esse tipo de benefício, há outras opções que cumprem este papel. É o caso da plataforma Gear SEO Local, criada para ajudar a transformar a experiência da administração local em uma tarefa mais rápida e eficaz.

Com a plataforma, é possível acessar as avaliações de todas as franquias de uma marca na mesma página, com possibilidade de filtrá-las por localidade, data, tags e nível de classificação.

Além disso, há um sistema de biblioteca de respostas pré-existentes, que auxilia na tarefa de responder às avaliações deixadas por clientes, e a ferramenta de controle de imagens, onde é possível visualizar tudo o que está associado às fichas no Google.

Tudo isso em uma única plataforma que analisa e calcula o engajamento e o NPS de sua empresa a partir de dados obtidos pelo Google. Experimente a Gear SEO Local GRÁTIS por 30 dias e esteja no controle da sua marca.

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